Lojas Renner S.A FECHAR X

Mudanças climáticas

Temos metas que envolvem a aceleração de mudanças em nosso modelo de negócio para uma moda mais responsável, e nosso principal desafio está vinculado à redução das emissões da cadeia de valor nas próximas décadas.

Realizamos nosso inventário de emissões desde 2010. Em 2018, assumimos o compromisso público de, até 2021, diminuir em 20% as emissões corporativas absolutas de CO2 frente ao ano-base 2017. Para alcançar esse objetivo, trabalhamos nos ganhos de eficiência energética em nossa operação própria e nas operações logísticas. O resultado foi uma redução de 21,8 %, superando a meta.

A Lojas Renner S.A.:

Faz parte do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3;

Responde voluntariamente ao questionário do Carbon Disclosure Project (CDP);

Publica inventário de emissões de GEE com selo Gold do programa brasileiro GHG Protocol
(https://registropublicodeemissoes.fgv.br/participantes/505);

É apoiadora institucional do Programa Compromisso com o Clima;

Aderiu à carta do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) pela Precificação de Carbono;

Tem compromisso com a campanha Business Ambition for 1.5o C, da ONU;

Aderiu ao compromisso Fashion Industry Charter for Climate Action, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

Compromisso para transição de economia de baixo carbono

2019-2030

Reduzir 46,2% das emissões absolutas
Escopos 1 e 2.

Reduzir as emissões de GEE de Escopo
3 de bens e serviços comprados em 55%
por produto comprado*.

Continuar o fornecimento anual ativo de
energia elétrica 100% renovável.

2019 - 2050

Reduzir as emissões absolutas Escopos
1 e 2 em 90%.

Reduzir as emissões absolutas Escopo 3
de bens e serviços adquiridos, transporte
e distribuição upstream, viagens de
negócios e deslocamento de funcionários
em 90%.

ESCOPO 1

emissões diretas do negócio (ex: geradores a diesel, ar-condicionado ou consumo de combustível em frota própria).

ESCOPO 2

emissões indiretas decorrentes da geração de energia elétrica que seu negócio usa (ex: consumo de energia na iluminação de lojas).

ESCOPO 3

emissões indiretas vindas de todas as atividades em que o negócio está envolvido (ex: matéria-prima, cadeia de fornecedores, transporte, viagens a negócio, tratamento de resíduos, transporte e distribuição).

TIER 4

Extração da
matéria-prima

TIER 3

Processamento da
matéria-prima

TIER 2

Produção
do material

TIER 1

Acabamento
do produto final

OPERAÇÃO
DE VAREJO

Transporte

Principais frentes do plano de mitigação das emissões

NA CADEIA DE FORNECEDORES:

• Transição para uso de energia renovável de baixo impacto em toda a cadeia de fornecimento.

• Eficiência energética em toda a cadeia de fornecimento.

• Dar continuidade ao uso de produtos menos impactantes.

NA OPERAÇÃO:

• Continuar com uso de energia renovável de baixo impacto.

• Trabalhar com equipamentos e fluidos refrigerantes com menor GWP.

• Promover ganhos contínuos de eficiência logística.

Impactos relacionados às matérias-primas: algodão

A Lojas Renner S.A. realizou um estudo sobre os impactos relacionados ao uso do algodão como matéria-prima, a fim de identificar oportunidades de melhorias. Clique no link abaixo para saber mais.

Energia

Trabalhamos para reduzir nosso consumo de energia, com lojas cada vez mais ecoeficientes, eficiência em logística e uso de energias renováveis e de baixo impacto.

Em 2021, chegamos a 100% do consumo de energia corporativo de fontes renováveis e de baixo impacto – solar, eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCH), dos certificados de energia renovável I-REC (International REC Standard), 44% de nosso consumo energético provém de energia no mercado livre e 1% vem de fazendas solares.

Em 2021, investimos na construção de um parque eólico em Tacaratu (PE) pela Enel, que irá alimentar 170 lojas e nosso novo centro de distribuição.
Contamos com uma loja com certificação LEED nível silver, além de nossa sede e duas lojas com certificação nível gold. A partir dos aprendizados com essas lojas, desde 2015 adotamos premissas, conceitos e critérios para lojas com padrões de sustentabilidade.

Com o Projeto de Gestão de Energia e Ativos, adotamos as melhores tecnologias em automatização, iluminação e ar-condicionado para ganhos de eficiência nas lojas da Renner.

Nos seis anos do projeto, investimos R$ 9,8 milhões e alcançamos automatização em 39% das lojas da  Renner, 11% da Ashua, 6% da Youcom e 4% da Camicado e uma das torres da nossa sede. Em 2021, avançamos na implementação de automatização nas lojas satélites da Camicado, Youcom e Ashua.

Energia na rede de fornecimento

63,4%

Dos fornecedores da cadeia de suprimento utilizam energia renovável (não oriunda de fontes de combustível fóssil, como carvão).

58,6%

Participam do Rede Responsável possuem energia renovável de baixo impacto. Da energia renovável de baixo impacto adquirida pela rede de fornecimento: 93% do volume de kwh é adquirido através da modalidade de contratação bilateral (ambiente de contratação livre), 6% do volume em kwh através de painel solar (próprio) e 1% do volume em kwh através de contratos de energia distribuída.

Biodiversidade

Colocamos em prática nosso compromisso com a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas e com o combate ao desmatamento em duas principais frentes: matérias-primas e projetos de conservação e restauração.

• O algodão e a viscose usados na fabricação de nossos produtos devem ter certificação que ateste boas práticas socioambientais, inclusive relacionadas à preservação da biodiversidade. Já alcançamos 96,5% do algodão e 92,1% da viscose certificados.

• Investimos no plantio de algodão pelos princípios de regeneração de agrofloresta, apoiando a biodiversidade.

• Apoiamos, desde 2021, o projeto REDD+ Jari/Amapá, que promove a conservação florestal e da biodiversidade, protegendo 65.980 hectares e promovendo o manejo florestal em área de 121 mil hectares.

• Promovemos o reúso de águas industriais, diminuindo o consumo de água e liberação do metano.

• Apoiamos, desde 2018, o projeto de Restauração Florestal Voluntária, que promove o adensamento florestal na região da Mantiqueira para preservação da flora e fauna locais.