Biodiversidade
Colocamos em prática nosso compromisso com a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas e com o combate ao desmatamento em duas principais frentes: matérias-primas e projetos de conservação e restauração.
Temos metas que envolvem a aceleração de mudanças em nosso modelo de negócio para uma moda mais responsável, e nosso principal desafio está vinculado à redução das emissões da cadeia de valor nas próximas décadas.
Realizamos nosso inventário de emissões desde 2010. Em 2018, assumimos o compromisso público de, até 2021, diminuir em 20% as emissões corporativas absolutas de CO2 frente ao ano-base 2017. Para alcançar esse objetivo, trabalhamos nos ganhos de eficiência energética em nossa operação própria e nas operações logísticas. O resultado foi uma redução de 21,8 %, superando a meta.
Entramos no Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3.
Publicamos anualmente nosso Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de controle operacional com verificação por terceira parte e selo Gold do Programa Brasileiro GHG Protocol. Para mais detalhes, consultar o Registro Público de Emissões.
Compensamos todas as emissões de gases de efeito estufa do ano anterior*.
Apoiamos o Programa Compromisso com o Clima, que reúne empresas para apoiar projetos socioambientais e compensar, juntas, suas emissões, aderimos à carta do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) que defende a Precificação de Carbono, nos comprometemos com a campanha Business Ambition for 1.5ºC, da ONU, aderimos ao Fashion Industry Charter for Climate Action da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e apoiamos a Science Based Targets initiative (SBTi).
Assinamos o Comunicado do setor empresarial brasileiro para reafirmar o compromisso com a agenda do desenvolvimento sustentável, manifestando preocupação com a percepção internacional negativa do Brasil em relação à Amazônia.
Assinamos o Compromisso de Neutralidade Climática e o Movimento Empresarial pela Amazônia, propostos pelo CEBDS.
Adesão à carta do Movimento Ambição Net Zero do Pacto Global e aprovação da Meta 2030 pela SBTi.
Participamos, junto ao CEBDS, da construção da carta de Posicionamento do setor empresarial brasileiro sobre a urgência de criação de um mercado regulado de carbono no Brasil, buscando apoiar e influenciar políticas públicas, leis e regulamentações relacionadas ao clima no país.
Aprovação da Meta 2050 e revisão da meta de Escopo 3 até 2030 aprovadas pela SBTi, publicação do Guia de Riscos Climáticos e participação do Posicionamento do setor empresarial brasileiro sobre a urgência de criação de um mercado regulado de carbono no Brasil, junto do CEBDS, entregue ao VicePresidente da República e ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Respondemos ao questionário do CDP.
Faz parte do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3;
Responde voluntariamente ao questionário do Carbon Disclosure Project (CDP);
Publica inventário de emissões de GEE com selo Gold do programa brasileiro GHG Protocol
(https://registropublicodeemissoes.fgv.br/participantes/505);
É apoiadora institucional do Programa Compromisso com o Clima;
Aderiu à carta do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) pela Precificação de Carbono;
Tem compromisso com a campanha Business Ambition for 1.5o C, da ONU;
Aderiu ao compromisso Fashion Industry Charter for Climate Action, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
Reduzir 46,2% das emissões absolutas
Escopos 1 e 2.
Reduzir as emissões de GEE de Escopo
3 de bens e serviços comprados em 55%
por produto comprado*.
Continuar o fornecimento anual ativo de
energia elétrica 100% renovável.
Reduzir as emissões absolutas Escopos
1 e 2 em 90%.
Reduzir as emissões absolutas Escopo 3
de bens e serviços adquiridos, transporte
e distribuição upstream, viagens de
negócios e deslocamento de funcionários
em 90%.
• Transição para uso de energia renovável de baixo impacto em toda a cadeia de fornecimento.
• Eficiência energética em toda a cadeia de fornecimento.
• Dar continuidade ao uso de produtos menos impactantes.
• Continuar com uso de energia renovável de baixo impacto.
• Trabalhar com equipamentos e fluidos refrigerantes com menor GWP.
• Promover ganhos contínuos de eficiência logística.
A Lojas Renner S.A. realizou um estudo da aderência da estratégia climática com as diretrizes da Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD), identificando oportunidades de melhoria e traçando um plano de avanço para os próximos dois anos nas quatro frentes TCFD. Clique no botão abaixo para saber mais.
Trabalhamos para reduzir nosso consumo de energia, com lojas cada vez mais ecoeficientes, eficiência em logística e uso de energias renováveis e de baixo impacto.
Em 2021, chegamos a 100% do consumo de energia corporativo de fontes renováveis e de baixo impacto – solar, eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCH), dos certificados de energia renovável I-REC (International REC Standard), 44% de nosso consumo energético provém de energia no mercado livre e 1% vem de fazendas solares.
Em 2021, investimos na construção de um parque eólico em Tacaratu (PE) pela Enel, que irá alimentar 170 lojas e nosso novo centro de distribuição.
Contamos com uma loja com certificação LEED nível silver, além de nossa sede e duas lojas com certificação nível gold. A partir dos aprendizados com essas lojas, desde 2015 adotamos premissas, conceitos e critérios para lojas com padrões de sustentabilidade.
Com o Projeto de Gestão de Energia e Ativos, adotamos as melhores tecnologias em automatização, iluminação e ar-condicionado para ganhos de eficiência nas lojas da Renner.
Nos seis anos do projeto, investimos R$ 9,8 milhões e alcançamos automatização em 39% das lojas da Renner, 11% da Ashua, 6% da Youcom e 4% da Camicado e uma das torres da nossa sede. Em 2021, avançamos na implementação de automatização nas lojas satélites da Camicado, Youcom e Ashua.
Dos fornecedores da cadeia de suprimento utilizam energia renovável (não oriunda de fontes de combustível fóssil, como carvão).
Participam do Rede Responsável possuem energia renovável de baixo impacto. Da energia renovável de baixo impacto adquirida pela rede de fornecimento: 93% do volume de kwh é adquirido através da modalidade de contratação bilateral (ambiente de contratação livre), 6% do volume em kwh através de painel solar (próprio) e 1% do volume em kwh através de contratos de energia distribuída.
Colocamos em prática nosso compromisso com a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas e com o combate ao desmatamento em duas principais frentes: matérias-primas e projetos de conservação e restauração.
• O algodão e a viscose usados na fabricação de nossos produtos devem ter certificação que ateste boas práticas socioambientais, inclusive relacionadas à preservação da biodiversidade. Já alcançamos 96,5% do algodão e 92,1% da viscose certificados.
• Investimos no plantio de algodão pelos princípios de regeneração de agrofloresta, apoiando a biodiversidade.
• Apoiamos, desde 2021, o projeto REDD+ Jari/Amapá, que promove a conservação florestal e da biodiversidade, protegendo 65.980 hectares e promovendo o manejo florestal em área de 121 mil hectares.
• Promovemos o reúso de águas industriais, diminuindo o consumo de água e liberação do metano.
• Apoiamos, desde 2018, o projeto de Restauração Florestal Voluntária, que promove o adensamento florestal na região da Mantiqueira para preservação da flora e fauna locais.