Renner retoma agenda de desfiles presenciais e une moda, tecnologia e sustentabilidade para apresentar nova coleção

A primavera simboliza o florescimento interno e externo de cada um de nós. Inspirada por essa conexão profunda entre a abundância da próxima estação e o brilho das pessoas, a Renner, maior varejista de moda omni do país, lança sua coleção Primavera-Verão 2022 com uma campanha de comunicação que tem o mote “Você fica incrível de primavera”. O ponto alto aconteceu no dia 24 de agosto, em um evento na OCA do Ibirapuera, em São Paulo, que contou com o primeiro desfile presencial da marca em quase dois anos e meio.

A nova coleção da Renner foi inspirada na Quinta Essência, que simboliza a união entre os quatro elementos da natureza – fogo, terra, água e ar – e sua capacidade de aguçar todos os sentidos. O evento na capital paulista materializou todo este universo: desde as texturas e cores das peças desfiladas até a cenografia. A varejista ofereceu uma experiência imersiva que conectava moda, tecnologia e natureza, em sintonia com a estratégia omnichannel da marca e com o seu posicionamento de sustentabilidade.

As peças da coleção foram apresentadas em 50 looks, dez deles criados exclusivamente para a ocasião, e que já estão à venda no e-commerce. Os quatro elementos são representados por componentes do cenário: a terra, pela ambientação dos lounges; a água, pela passarela, que é circular e reflete os looks desfilados; o fogo, pela cenografia do palco; e o ar, representado por um espaço que dará visibilidade às ações do selo Re – Moda Responsável (que identifica os produtos mais sustentáveis da Renner), e às iniciativas de redução do impacto ambiental do evento. Após o desfile, aconteceu um pocket show da cantora Luedji Luna.

“Em todas as nossas campanhas, buscamos reforçar a cumplicidade que sempre cultivamos com o público. Nos últimos anos, a Renner apostou ainda mais em inovação e no digital para se manter próxima dos clientes, celebrando as conexões humanas com o cuidado e a responsabilidade que o momento pedia. Nesta virada de coleção, recebemos a primavera movidos pelo brilho dos reencontros, em um conjunto de ações que traduzem a potência da natureza, com a energia dos quatro elementos presentes em cada um de nós, e valorizando pilares que são essenciais para o nosso negócio, como a omnicanalidade e a sustentabilidade”, diz a diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner, Maria Cristina Merçon.

Marca promoveu evento na Oca do Ibirapuera, em São Paulo, na noite do dia 24 de agosto

Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, a marca adotou uma série de medidas para diminuir o impacto ambiental do evento, entre elas a utilização de gerador à base de biodiesel; o veto aos plásticos de uso único; a escolha de paisagismo sustentável, com componentes que terão um ciclo de vida prolongado após o evento; o reaproveitamento de materiais; e também a doação dos materiais excedentes para upcycling. Além disso, a Renner implementou medidas para neutralizar todas as emissões de carbono da operação, o que garantiu o selo de “evento neutro”.

O coquetel servido aos convidados foi assinado pela renomada chef Renata Vanzetto. Entre as presenças especiais do evento e da campanha, destaque para o atleta Paulo André Camilo, o PA (@iampauloandre), e a atriz Camila Queiroz (@camilaqueiroz) que fecharam o desfile da marca. A noite também teve presença da modelo Mariana Goldfarb (@marianagoldfarb) e da influenciadora Jade Magalhães (@ajademagalhaes), entre outros criadores de conteúdo. Na frente digital, o evento teve cobertura completa em tempo real nas redes sociais da varejista. O público acompanhou a chegada dos convidados, o backstage e os preparativos para a passarela, além de spoilers da coleção e das ativações preparadas para a noite de lançamento. Às 20h, também foi realizada uma transmissão ao vivo do desfile no Instagram da marca.

Outras iniciativas

A campanha que celebra a virada de coleção, a também contempla um filme que simula a perspectiva de uma câmera oculta e captura os movimentos de diferentes pessoas aproveitando o clima quente da estação. Alternando técnicas em live action e stop motion, a produção flagra momentos espontâneos de encontro, partilha e alegria. O filme é assinado pela SUNO Paim e foi veiculado em TV aberta e no YouTube.

Para completar o conjunto de ações omni que marcam a virada de coleção da Renner, a varejista preparou uma série de lives que aconteceram durante os meses de agosto e setembro. Além da transmissão do evento de lançamento de coleção, outro destaque foi a Live Shop de Virada Primavera-Verão, dia 1º de setembro, transmitida através do site e do app da Renner. Os influenciadores Amanda Mendes (@todecrespa) e Leonardo Coloral (@coloralmachomoda), do squad de parceiros da Renner, apresentaram as tendências da estação, criando looks para diferentes temperaturas, adaptados a diversos tamanhos e estilos.

No total, levando em conta as diferentes ativações que estão planejadas, a Renner mobilizou um squad de mais de 35 creators parceiros para movimentar a chegada da primavera no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok. A Rennata, persona digital da varejista, marca presença em diversos momentos da campanha, apresentando o conceito e as tendências da estação, promovendo interações com o público nas redes sociais da Renner no dia do desfile e ainda gerando conteúdo após o lançamento da coleção.

Nas redes sociais, o público também conferiu fotos que exploram os detalhes da nova coleção e dialogam com o conceito da campanha. Os ensaios, realizados em estúdio e na Praia da Arapuca, na Paraíba, apresentaram as novidades da marca em variadas cores, materiais e silhuetas: um exemplo são os linhos com texturas que remetem a pedras e os tricots confeccionados em pontos que simbolizam as tramas da natureza. Outro destaque ficou por conta dos acetinados e alfaiataria, que trazem a fluidez e o movimento das águas, junto aos aviamentos que garantem sofisticação e imprimem um olhar único e autoral para a coleção.