Renner lança programa de desenvolvimento e qualificação de criadores de conteúdo

Pessoas de qualquer parte do país dispostas a iniciar ou aperfeiçoar seu conteúdo nas redes sociais agora contam com uma nova oportunidade de aprofundar conhecimentos e se destacar em um mercado que só cresce no mundo todo. A Renner, maior varejista de moda omni do Brasil, está lançando o Creators Lab, laboratório de desenvolvimento em moda e criação de conteúdo. O programa oferece aulas gratuitas conduzidas por parceiros da marca, como YOUPIX, revista Glamour e creators que são referência na área, além de um time de especialistas das principais plataformas digitais, como Facebook/Instagram, TikTok e Google/ YouTube.

A Renner é a primeira varejista de moda brasileira a reunir profissionais da área e lançar um programa neste formato: gratuito, disponível a pessoas de qualquer região, com módulos 100% online, aulas gravadas e ao vivo. Para a edição de estreia são oferecidas 50 vagas especialmente para integrantes do programa de afiliados da marca, o Favoritos Renner (a partir do dia 15/8), e 100 para o público em geral (a partir de 18/8). As inscrições podem ser feitas nas datas indicadas pelo link www.lojasrenner.com.br/creators-lab. As aulas começam na segunda-feira, 5 de setembro, com transmissão por uma plataforma na Universidade Renner (UR), que existe desde 2000 e é considerada referência em educação corporativa.

“O Creators Lab é um passo estratégico para a Renner reforçar ainda mais seu protagonismo no universo de social selling no Brasil. O programa impulsionará negócios gerados a partir das redes sociais e incentivará influenciadores – experientes ou não – a alçarem voos mais altos como criadores de conteúdo”, explica Maria Cristina Merçon, diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner.

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de conhecer, aprimorar ou desenvolver novas habilidades por meio de módulos focados em moda, criatividade, fotografia, marketing de influência, métricas e empreendedorismo digital. Além disso, os profissionais das maiores plataformas de conteúdo do mundo se uniram à marca com o objetivo de compartilhar boas práticas em rede, ferramentas disponíveis e recursos de criação.

Após a primeira turma, o projeto terá continuidade, com a possibilidade de incorporar novos parceiros nas próximas edições. A Renner também seguirá atenta aos talentos que se destacarem durante as aulas para possível produção de conteúdo em conjunto com a marca, que só no segundo trimestre deste ano ativou mais de 600 influenciadores.

“Os criadores de conteúdo hoje representam a disrupção do varejo. Eles sabem construir marca, têm uma forte relação de confiança com o seu público e se tornaram grandes curadores e guias para suas comunidades. Não à toa as principais redes sociais estão construindo lojas em suas plataformas e as varejistas atentas estão trazendo creators para mais perto. Acelerar esse mercado faz parte do DNA da YOUPIX há 16 anos, e por isso estamos ao lado da Renner nesse projeto”, acrescenta Bia Granja, fundadora da YOUPIX, consultoria de negócios para a Creator Economy.

Programa de afiliados da Renner

Um dos módulos do Creators Lab traz a experiência e o conhecimento de uma das top afiliadas do programa Favoritos Renner (www.lojasrenner.com.br/favoritos-renner), que foi lançado em abril de 2020 e hoje conta com quase 45 mil cadastrados, entre pequenos usuários e reconhecidos influenciadores digitais com milhares de seguidores. A iniciativa cresceu rapidamente, incorporou novidades e se tornou um importante motor de negócios. Agora, tem no Creators Lab um canal para elevar ainda mais a régua de conteúdo de seus parceiros.

No Favoritos Renner, os afiliados fazem uma curadoria dos produtos da marca que desejam promover e compartilham em seus próprios perfis de redes sociais e aplicativos de mensagens. Os links gerados para venda identificam o associado para remunerá-lo com uma comissão. O programa vive uma evolução exponencial contínua. Comparando o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período em 2021, houve um crescimento de 733% no faturamento deste canal.

“Os dois projetos, tanto o Creators Lab quanto o Favoritos Renner, nos aproximam do dia a dia dos clientes e aumentam a relação de cumplicidade com eles. Queremos, cada vez mais, ser não só um destino de compras, mas uma referência em moda e estilo ”, comenta Maria Cristina Merçon.