Renner retoma agenda de desfiles presenciais com a nova coleção Primavera Verão 2022/2023

Terra, água, fogo, ar. Os quatro elementos da natureza são a inspiração do conceito “Quinta Essência”, coleção primavera-verão 2022/2023 apresentada pela Renner no dia 24 de agosto. Depois de algumas temporadas com experiências phygital e digital, o lançamento de highlights da linha de roupas e acessórios foi realizada em um grande evento presencial para convidados na OCA, espaço expositivo localizado dentro do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O belo e elegante prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer foi o palco de um evento que conectou moda, tecnologia e natureza, ecoando os quatro elementos essenciais: a terra, pela ambientação dos lounges; a água, pela passarela circular, com um espelho d’água que refletia os looks da desfilados; o fogo, pela cenografia do palco; e o ar, representado pelo espaço Re, exibindo as iniciativas de sustentabilidade da companhia. Completando a ambientação do evento de celebração da criatividade brasileira, a trilha sonora destacou a potência feminina na música, com um pocket show da cantora baiana Luedji Luna e set das DJs Aisha e Yaminah.

As peças da coleção foram apresentadas em 50 looks, dez deles criados exclusivamente para a ocasião, já à venda no e-commerce. A narrativa que conecta moda e natureza destaca-se em texturas, cores, silhuetas, matérias-primas e acabamentos. Linhos texturizados remetem às formas das pedras; acetinados e alfaiatarias trazem a fluidez e o movimento das águas; os aviamentos conduzem como o vento a sofisticação das peças; os tricôs em pontos entrelaçam-se como tramas da natureza. Já na paleta de cores, os elementos são explorados em off-whites (ar), marrons e verdes (terra), azuis e aquosos (água) e tons quentes como laranja, rosa e vermelho (fogo).

A Renner já investe há algumas temporadas na arte da produção feito à mão. Na coleção “Quinta Essência”, técnicas ancestrais inspiram peças únicas, recuperando memórias afetivas e fortalecendo a identidade nacional em crochetados, laises e bordados. A marca aposta nesses elementos do artesanato brasileiro, construindo um visual cheio de história para contar e ver para as estações mais quentes. Alguns itens de crochê foram produzidos por mulheres do Movimento Eu Visto o Bem, que atua na ressocialização de detentas e ex-detentas do Sistema Prisional de São Paulo, iniciativa que tem apoio do Instituto Lojas Renner.

Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, a marca adotou na OCA uma série de medidas para diminuir o impacto ambiental do evento – como a utilização de gerador à base de biodiesel; o veto aos plásticos de uso único; a escolha de paisagismo sustentável, com componentes que terão um ciclo de vida prolongado; o reaproveitamento de materiais; e a doação dos materiais excedentes para upcycling. Além disso, a Renner implementou medidas para neutralizar todas as emissões de carbono da operação – o que garantiu o selo de “evento neutro”.

“Para a Renner, voltar a apresentar a coleção de forma presencial é muito importante. Para marcar esse momento, decidimos apresentar esses modelos especiais e delicados, feitos com muita atenção aos detalhes, e que causam um impacto ainda maior quando desfilados na passarela. Essas peças exclusivas carregam a Quinta Essência, nossa proposta autoral que une os principais elementos da natureza, que estará presente em toda a coleção no decorrer da temporada, dentro do contexto das principais apostas da estação”, explicou Fernanda Feijó, diretora de Estilo da Renner.