Lojas Renner S.A. apresenta compromissos públicos de sustentabilidade até 2030

Depois de atingir as metas que havia estabelecido para o período 2018-2021, a Lojas Renner S.A. anuncia seu novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade até 2030. São 12 objetivos, ainda mais abrangentes e ambiciosos que os anteriores, com alcance sobre todo o ecossistema de moda e lifestyle da companhia e desdobrados em três pilares fundamentais: soluções climáticas, circulares e regenerativas; conexões que amplificam; e relações humanas e diversas.

“Esta nova etapa reflete a intenção da Lojas Renner S.A. de ser um agente de mudança do setor, atuando de forma colaborativa com todos os elos da cadeia produtiva na busca por iniciativas transformadoras. Isso significa desenvolver processos, produtos e serviços cada vez mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e social, que proporcionam oportunidades contínuas de inovação em toda a nossa companhia e geração de valor para toda a sociedade”, afirma o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.

 

Novas metas avançam frente ao primeiro ciclo de resultados alcançados em 2021, seguem no caminho da descarbonização do negócio e incluem o objetivo de chegar a 100% de peças de vestuário mais sustentáveis

Abaixo detalhamos alguns dos compromissos contemplados no novo ciclo de sustentabilidade. A íntegra pode ser acessada ao final do documento.

Soluções climáticas, circulares e regenerativas Os compromissos ambientais da Lojas Renner S.A. para 2030 aceleram o desenvolvimento de soluções circulares e regenerativas, que promovem uma operação mais sustentável e oferecem aos clientes opções de consumo consciente. Para isso, as metas incluem, ao longo dos próximos oito anos, a transição para a descarbonização do negócio, a partir de métricas baseadas na ciência e capazes de criar as condições para a Lojas Renner S.A. chegar à neutralidade climática até 2050 – em linha com o Acordo de Paris, que estabeleceu o desafio global de limitar o aquecimento médio do planeta a 2°C acima dos níveis pré-industriais.

A primeira fase deste compromisso compreende o objetivo de alcançar uma redução significativa das emissões até 2030. A Lojas Renner S.A. quer que as roupas desenvolvidas por suas marcas próprias emitam 75% menos CO2. Esta meta já foi submetida e aprovada pela SBTi (Science Based Targets Initiative), uma iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas, do Carbon Disclosure Program (CDP), do World Resources Institute (WRI) e do World Wide Fund for Nature (WWF), que apresenta parâmetros matemáticos para se alcançar a emissão líquida zero dos GEE (gases do efeito estufa).

Esta jornada representa uma evolução dos resultados obtidos no ciclo encerrado em 2021. No ano passado, a companhia registrou diminuição de 35,4% nas emissões corporativas absolutas de dióxido de carbono (CO2) em comparação com o inventário de 2017, superando a redução de 20% projetada originalmente. Ao mesmo tempo, alcançou o marco de 100% do consumo corporativo de energia a partir de fontes renováveis de baixo impacto (solar, eólica, pequenas centrais hidrelétrica e biomassa), frente à previsão inicial de 75%.

Neste novo ciclo, a Lojas Renner S.A. se compromete a incorporar os princípios de circularidade no desenvolvimento de seus produtos, serviços e modelos de negócio, além de investir em matérias-primas têxteis circulares e regenerativas e na ampliação de processos responsáveis, como, por exemplo, o menor consumo de água e a transição energética da cadeia de fornecimento. O objetivo é garantir que, até 2030, 100% das peças de vestuário das marcas próprias da varejista sejam mais sustentáveis.

No período 2018-2021, a companhia já havia atingido o patamar de 81,3% de roupas menos impactantes desenvolvidas pela marca Renner, identificadas pelo selo Re – Moda Responsável. O desempenho superou em 1,3 ponto percentual a meta fixada.

“Queremos levar aos clientes produtos e serviços que tenham efetivamente uma pegada de carbono reduzida e, no futuro, neutra. Entendemos que este é o grande indicador de sustentabilidade global e, por isso, ele norteia os nossos compromissos públicos relacionados ao pilar ambiental. Isso envolve o objetivo de alcançar o patamar de 100% de peças de vestuário mais sustentáveis, com foco nas nossas principais matérias-primas e processos produtivos”, explica o gerente geral de Sustentabilidade, Eduardo Ferlauto.

Conexões que amplificam Outro pilar deste novo ciclo contempla a ampliação da geração de valor entre a Lojas Renner S.A. e sua rede de parceiros para oferecer produtos e serviços mais sustentáveis. Uma das metas é que todas as marcas da companhia contem com fornecedores certificados através de critérios socioambientais. No fim de 2021, 100% da cadeia global de fornecimento de produtos da marca Renner já tinha certificação.

Ainda está prevista a implantação de sistemas de rastreabilidade em 100% dos produtos de vestuário feitos com algodão, além de avanços nos controles de origem das demais matérias-primas têxteis. Neste ano, a Renner e a Youcom lançaram as primeiras coleções de jeans femininos rastreadas com tecnologia blockchain no Brasil em parceria com a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão).

Relações humanas e diversas O novo ciclo de compromissos públicos da Lojas Renner S.A. inclui também metas para promover a evolução dos indicadores de diversidade, com a finalidade de assegurar oportunidades de pleno desenvolvimento pessoal e profissional a todos e de espelhar cada vez melhor a pluralidade da sociedade brasileira.

Por isso, a companhia se compromete a ter no mínimo 50% do total de cargos de liderança ocupados por pessoas negras até 2030, o que corresponde a um crescimento de 18 pontos percentuais em relação à participação atual. No mesmo período, a companhia pretende ter no mínimo 55% da alta liderança formada por mulheres, 6 p.p. a mais do que o cenário atual.

“A Lojas Renner S.A. tem as pessoas no centro da sua estratégia, é movida pela filosofia do encantamento e sempre atuou a favor da diversidade e da inclusão. Nos últimos anos, temos aumentado os esforços nesse sentido, inclusive através da criação de um programa corporativo, chamado Plural, com treinamentos, iniciativas de sensibilização e fortalecimento da cultura inclusiva. Os compromissos assumidos reforçam nosso olhar atento para a diversidade e estão alinhados à nossa atuação ESG”, diz a diretora de Gente e Sustentabilidade, Regina Durante.