Lojas Renner anuncia startups selecionadas no Pitch Day do Desafio de Inovação em Sustentabilidade
A Lojas Renner S.A. anunciou as startups que se destacaram no Pitch Day e avançarão à próxima etapa de seu Desafio de Inovação focado em sustentabilidade. Após apresentações realizadas na manhã desta quarta-feira (9) na sede da companhia, em Porto Alegre (RS), foram selecionadas as três startups que apresentaram as soluções mais alinhadas à proposta de colaborar com o atingimento dos compromissos de sustentabilidade da companhia para 2030.
As brasileiras Aiper e ESG Now e a alemã Rittec foram as escolhidas para avançar à etapa de execução da prova de conceito (PoC, na sigla em inglês), até o final do ano, dentro do ambiente da Lojas Renner. Após essa etapa, a varejista definirá quais startups apresentam potencial para contratação como parceira.
“Temos trabalhado com uma visão de inovação bastante transversal em prol da sustentabilidade e esta estratégia vem nos conectando a muitas startups parceiras que escalaram suas soluções e nos trouxeram vantagem competitiva”, explica o gerente geral de Sustentabilidade da Lojas Renner, Eduardo Ferlauto. “A expectativa agora é que possamos identificar novas soluções para alcançarmos a neutralidade climática do nosso negócio até 2050”, completa.
Startups com soluções variadas – As startups selecionadas para a PoC contemplam soluções que incluem desde melhorias de processos até o desenvolvimento de matérias-primas mais sustentáveis. A Aiper, por exemplo, é especializada na pesquisa e desenvolvimento de biopigmentos de origem microbiana para aplicação na indústria têxtil. Produzidos a partir de um processo fermentativo e que utiliza resíduos agrícolas como fonte nutritiva, esses elementos contribuem para a bioeconomia circular.
Já a ESG Now concentra as funcionalidades necessárias para a implementação, operacionalização e monitoramento de uma estratégia ESG 360°, tornando a gestão de empresas mais ágil, eficaz e integrada.
A Rittec desenvolve e comercializa tecnologias de reciclagem para recuperar resíduos mistos de poliéster e/ou PET. Com processo inovador, a partir dos resíduos produz matérias-primas químicas (monômeros), que são posteriormente polimerizadas em um novo poliéster, possibilitando a substituição total da matéria-prima fóssil por uma matéria-prima de fonte secundária (reciclagem) com a mesma qualidade.
“Este desafio é uma celebração à cultura de inovação da Lojas Renner, que se acelerou ainda mais com o nascimento da área de Inovação Aberta, em 2021, estabelecendo um elo entre ecossistema da Lojas Renner e ecossistema de inovação”, afirma a gerente geral de Novos Negócios da companhia, Analu Partel.
Para o Desafio de Inovação, que tinha como chamada “como a sua startup pode ajudar a Lojas Renner S.A. a evoluir e desenvolver sua cadeia de fornecimento de forma mais circular e regenerativa a fim de alcançar a neutralidade climática?”, a varejista contou com a parceria da The Bakery, especialista em inovação corporativa. No total, 158 startups de 17 países participaram do Desafio.
“Ficamos empolgados com o número de participantes e a diversidade de propostas de soluções, de tantas localidades diferentes. Estar ao lado das Lojas Renner S.A. em um desafio como este foi motivo de grande orgulho para a The Bakery”, complementa Marina Almeida, Head de Open Innovation da The Bakery.