Renner e ALUF celebram suas histórias em coleção exclusiva de edição limitada

A Renner, maior varejista de moda do país, e a ALUF, marca autoral comandada por Ana Luisa Fernandes, se uniram para uma colaboração inédita. Chamada Arquivos, a coleção cápsula é composta por 24 peças de edição limitada, entre roupas e acessórios, e nasce do encontro entre dois momentos simbólicos: enquanto a Renner celebra os 60 anos do grupo que dá nome ao seu negócio, a ALUF encerra um ciclo criativo que nasceu junto com a marca, em 2018, baseado na teoria dos sete porquês da arte – desenvolvida pelos filósofos Alain de Botton e John Armstrong que, assim como a psiquiatra Nise da Silveira, defendem o poder terapêutico da arte.

As duas marcas revisitaram a suas trajetórias e resgataram códigos estéticos e modelagens marcantes, reinterpretando-os sob um olhar contemporâneo. O resultado é uma coleção com DNA brasileiro, que se traduz em peças esculturais e versáteis, combinando alfaiataria e casualidade em volumes bem definidos. A paleta transita por tons neutros, como o cru, cor assinatura da ALUF, e ganha contraste com cores como o rosa e o figo.

Entre os destaques está a releitura da capa ideal, peça icônica criada nos primeiros anos de existência da Renner e agora transformada em um colete com bolero removível, para compor o guarda-roupa da mulher moderna. Outro item protagonista é o macacão risca de giz que carrega muito da moda da ALUF, como a volumetria que surgiu na segunda coleção da marca e virou uma de suas assinaturas.

O mix inclui peças casuais, como o conjunto jeans, e outras mais estruturadas, como o colete curvas. Todas com identidade autoral. A ideia é que o styling possa levar esses produtos a diferentes lugares, dependendo da combinação entre eles e permitindo que as pessoas vistam os looks em qualquer ocasião. A coleção foi desenvolvida em software 3D, com redução no número de amostras e mais assertividade no design.

“O mais especial deste projeto é trazer um pouco da ALUF para o cliente da Renner e, da mesma forma, aproximar a Renner do público da ALUF. A sinergia entre nossos times foi algo muito presente em toda esta construção. Unimos dois mundos e chegamos a algo novo e especial”, diz a gerente sênior de Pesquisa e Inovação da Renner, Julia Lóra. “Esta coleção transcende tendências, é uma celebração de histórias que merecem ser revisitadas e compartilhadas.”

Para Ana Luisa Fernandes, falar de moda nacional é reconhecer tanto a potência das marcas independentes quanto a relevância de empresas que constroem há décadas uma jornada sólida no varejo têxtil e influenciam positivamente o setor.

“Esta parceria representa a força da união entre diferentes frentes do mercado nacional. A intenção é levar a moda autoral para todo o Brasil. Nossa história começou com o movimento de olhar para os nossos arquivos e mostrar, a partir deles, as verdades que formam a essência de cada marca. Esse encontro deu origem a uma coleção cheia de significado”, comenta a fundadora e diretora criativa da ALUF.

Importante conexão – A sustentabilidade é um dos pilares estruturais da ALUF e da Renner e representa um elo relevante entre as marcas.  Ambas têm este fator como pano de fundo das suas operações – do processo criativo à escolha das matérias-primas e relação com a rede de fornecimento. Isso as aproximou ainda mais.

A coleção prioriza fornecedores nacionais e matérias-primas naturais e mais sustentáveis. Um exemplo é o algodão reciclado, que utiliza uma malha feita com fios desfibrados. As marcas também se uniram à empresa EcoSimple, parceira de longa data, para desenvolver um tecido em fio tinto exclusivo, com algodão e poliéster reciclados.

Os produtos de edição limitada da coleção Arquivos estarão disponíveis a partir de 24 de julho em lojas selecionadas da Renner em diferentes regiões do país, além do e-commerce e app da marca. Os preços variam entre R$ 99,90 e R$ 459,90.