Lojas Renner na COP27

Lojas Renner S.A. vem trilhando uma jornada pela transformação do mercado têxtil brasileiro. A empresa está comprometida com a evolução do seu ecossistema de moda e lifestyle em sintonia com as melhores práticas de sustentabilidade, engajando sua cadeia de fornecedores, parceiros, consumidores e colaboradores em busca de reduzir cada vez mais o impacto ambiental do setor.

Em 2022 a companhia entregou seu primeiro ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade, concluindo metas importantes – e já lançou um novo ciclo, com metas ainda mais ousadas, para 2030. Dentro desse contexto a Lojas Renner S.A. foi convidada a participar, pela primeira vez, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2022 (COP 27), que aconteceu em novembro no Egito.

A participação no evento foi fundamental para construir pontes em busca de novas soluções capazes de acelerar o objetivo de tornar seus produtos e processos cada vez mais sustentáveis. A empresa pôde participar de dois painéis no evento. O primeiro, com Ana Cecilia Anselmi (gerente senior de pesquisa), teve como tema as principais coleções de moda responsável da companhia. O segundo painel foi conduzido por Eduardo Ferlauto (gerente geral de sustentabilidade) e trouxe a perspectiva estratégica de Lojas Renner para os avanços em sustentabilidade, com foco em inovação, tecnologia e cooperação, além de metas baseadas na ciência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

O novo ciclo de compromissos públicos da Lojas Renner prevê, por exemplo, a transição para a descarbonização do negócio com métricas embasadas cientificamente a fim de atingir a neutralidade climática (net zero) em 2050. Para isto, os objetivos até 2030 incluem, por exemplo, uma meta submetida e aprovada pela SBTi (Science Based Targets Initiative), para garantir que as roupas desenvolvidas por suas marcas próprias emitam 75% menos CO2. Outra meta prevê que 100% das peças de vestuário tenham atributos de sustentabilidade e sejam menos impactantes, como o uso de algodão rastreado e certificado e de matérias-primas circulares e regenerativas, além de menor consumo de água no processo produtivo.

Alguns resultados do ciclo anterior já mostraram o comprometimento da empresa com o tema: 100% do consumo corporativo de energia a partir de fontes renováveis de baixo impacto (solar, eólica e pequenas centrais hidrelétricas) e redução de 35,4% nas emissões corporativas absolutas de CO2. A empresa também alcançou o patamar de utilização de 100% de algodão certificado nas roupas de suas marcas e a certificação socioambiental de 100% da rede global de fornecimento de produtos para revenda.

A estratégia agora segue junto aos colaboradores, de forma constante – caminho pelo enfrentamento às mudanças climáticas e o aquecimento global nos próximos anos.