Lojas Renner S.A.

Relatório Anual 2024

Soluções climáticas, circulares e regenerativas

Avançar na construção de um negócio circular, regenerativo e de baixo carbono, estimulando e possibilitando que nossos clientes façam escolhas conscientes.

Metas 2030

Clima

Aceleramos a transição para uma economia de baixo carbono, com metas de redução validadas pela SBTi e foco na neutralidade climática até 2050. Até 2030, buscamos: Reduzir 46,2% das emissões absolutas dos Escopos 1 e 2 (cenário de 1,5 °C); Reduzir 55% das emissões do Escopo 3 por produto (Renner e Youcom), alinhado ao cenário abaixo de 2 °C; Manter 100% de uso de energia elétrica renovável. Até 2050, a meta é atingir o Net Zero (Escopos 1, 2 e 3), com 90% de redução e compensação das emissões residuais.

Circularidade e regeneração

Aplicamos princípios circulares em produtos, serviços e modelos de negócio.* Investimos em matérias-primas têxteis circulares e regenerativas, com 100% das principais fibras mais sustentáveis.* Eliminamos embalagens plásticas não reutilizáveis ou recicláveis nas lojas e no e-commerce.* Buscamos reduzir e circular resíduos operacionais e dos principais fornecedores, considerando o impacto de cada negócio.

Água

Reduzir o consumo de água da operação e fornecedores de maiores volumes da cadeia do jeans, zerando o descarte de produtos químicos com substâncias restritas na produção de têxteis e calçados.

Combate às mudanças climáticas

Estamos comprometidos com a neutralidade climática até 2050

Para endereçar o desafio e alcançar esse compromisso, contamos com duas metas principais de redução das emissões: uma para 2030, a fim de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, e a meta net zero 2050, ambas validadas em 2024 pela iniciativa Metas Baseadas na Ciência (SBTi).

Essas metas aceleram as mudanças em nosso modelo de negócio e rede de fornecimento para uma moda ainda mais responsável.

Saiba mais

Progresso

A- List no CDP Climate Change

Total de emissões***
Evolução da meta baseada na ciência* 2019** 2022 2023 2024 Variação vs 2019
Reduzir 46% das emissões absolutas dos Escopos 1 e 2**** até 2030, referente ano base 2019 (mil tCO2e) 11,2 5,3 4,6 4,4 -60,9%
Reduzir 55% das emissões Escopo 3 de bens e serviços adquiridos por peça de vestuário e calçado (Renner e Youcom) até 2030, referente ano-base 2019 (kg CO2e/peça) 1,62 1,57 1,54 1,53 -6,0%

*Meta aprovada pela SBTi (Science Based Targets Initiative).
**Ano-base aprovado da meta baseada na ciência.
***Gases de efeito estufa inclusos no cálculo foram: CO2, CH4, N2O, SF6, HFCs e PFCs.
****Forma de relato market based.

COP 29

Nossa Diretoria de Gente e Sustentabilidade esteve presente na Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas COP29, representando a Lojas Renner S.A. na maior conferência climática do mundo. Nela, reforçamos o papel do nosso ecossistema como agente de transformação na moda e apresentamos dois painéis, levando ao mundo a hashtag #SerConscienteNosEncanta! 

No primeiro, detalhamos nossa estratégia de gestão das mudanças climáticas, explicando como estamos trabalhando para diminuir as emissões de gases de efeito estufa na nossa operação e na cadeia de fornecimento. Já no segundo, falamos sobre como trabalhamos com circularidade e inovação para promover uma moda mais responsável, destacando alguns marcos e avanços importantes.

Conheça em detalhes nosso Plano de Transição disponível publicamente no site da Companhia e nosso Relatório de Divulgações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade – Clima a ser divulgado em 2025.

Água e químicos

Buscamos adotar processos e tecnologias mais eficientes e com menos impacto, promover o uso consciente desses recursos e identificar e monitorar indicadores na operação e na cadeia.

Anualmente reportamos nossas práticas e desempenho no questionário de Segurança Hídrica do CDP e, em 2024, conquistamos nota A-, a segunda maior da escala de notas.

Cadeia

Nossa cadeia concentra o maior impacto potencial, devido ao consumo intensivo de água e ao descarte de efluentes no processo produtivo.
Para mitigar e reduzir esses impactos, contamos com o Programa Rede Responsável para gestão de dados, monitoramento de pegada hídrica, definição de metas de consumo para fornecedores de maiores volumes e realização de workshops e treinamentos sobre gestão hídrica e de efluentes.

100%

da cadeia de fornecedores diretos está em conformidade na gestão de efluentes, em linha com a resolução CONOMA 430, com verificação da regularidade a partir do monitoramento da nossa auditoria.

100%

dos produtos jeans adequados ao Programa de Químicos

48%

de avanço em produtos de malha das cadeias nacionais adequados ao Programa de Químicos

47%

de peças (jeans e sarja nacional) eram provenientes de fornecedores classificados como baixo consumo de água, de acordo com o monitoramento do Programa de Pegada Hídrica

36%

de suas lavanderias possuem práticas de recirculação total ou parcial em seus processos fabris e são engajadas quanto ao uso consciente de água

Químicos

Desde 2023, nos filiamos ao Programa ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals, sigla em inglês para Programa Zero de Descarga de Produtos Químicos Perigosos), que estabelece boas práticas para o monitoramento do uso de químicos na cadeia.
Com base no ZDHC, criamos nosso Programa de Químicos, em que atuamos junto aos fornecedores de revenda apoiando seu mapeamento de processos e sua conscientização.
Atuamos na sensibilização desses fornecedores por meio de treinamentos e reuniões técnicas com toda a nossa rede de fornecimento, disseminando as orientações do nosso Manual de Substâncias Restritas, que considera as normativas REACH*, ABNT** e AFIRM***.

*Regulamento de Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas.
**Associação Brasileira de Normas Técnicas.
***Sigla em inglês para Grupo de Trabalho de Gerenciamento da Lista Internacional de Substâncias Restritas de Vestuário e Calçados (Apparel & Footwear International Restricted Substance List Management Working Group).

Solução em cadeia
Atuamos em colaboração com organizações de referência e parceiros da nossa cadeia que potencializam os resultados do Programa de Químicos. Em 2024, fechamos parcerias com os Conselhos Federais de Química (CFQs) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs) de todo o Brasil para darem suporte aos nossos fornecedores que fazem uso intensivo de produtos químicos. No ano, também desenvolvemos, em parceria com fornecedores de matérias-primas, um botão sem substâncias restritas e economicamente viável.

Circularidade e regeneração

Desde 2023, somos a 1ª varejista de moda brasileira a aderir ao Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade.

Algodão

Nossos produtos de algodão certificado adotam, em sua maioria, a metodologia da Better Cotton Initiative, que garante que os agricultores realizem um plano de gestão da biodiversidade para conservar e aprimorar o ecossistema. Além disso, em 2024, seguimos o investimento no projeto Florestas de Algodão, em parceria com a startup FarFarm, voltado à pesquisa e desenvolvimento de práticas para o cultivo do algodão agroflorestal no cerrado do estado do Mato Grosso, contribuindo para a segurança alimentar, regeneração do solo e educação em sistemas agroflorestais.

Fibras de celulose

Adotamos matérias-primas de fibras celulósicas classificadas como green shirt na avaliação da Canopy’s Hot Button Report, organização não governamental que fomenta o fornecimento responsável de matérias-primas de origem de madeira, como a viscose, buscando a proteção de florestas nativas.

Matérias-primas menos impactantes

96,5%

dos produtos de algodão certificados em Renner e Ashua

92,1%

dos produtos de viscose (fibra de madeira) certificados com base na Green Shirts, da ONG Canopy, para Renner e Ashua

406 mil

peças de roupas desviadas de aterro pela atuação do Repassa

Peças de vestuário mais sustentáveis

89,8%

Ashua

78,6%

Youcom

78,2%

Lojas Renner

Algodão agroecológico

Em 2024, prosseguimos com a iniciativa do algodão agroecológico brasileiro, sem uso de agrotóxicos, com maior preservação
do solo e da água, cultivado por mulheres apoiadas pelo Instituto Lojas Renner. No ano, foram 22,8 toneladas colhidas, fortalecendo a autonomia e liderança feminina no campo.

Saiba mais

Matérias-primas recicladas

Jeans Reciclado

A Youcom lançou a coleção de jeans pós consumo, produzidas a partir da reciclagem de peças doadas pelos clientes nas lojas e coletadas pela iniciativa do Jeans for Change. Em 2024, o Jeans for Change arrecadou 5,4 toneladas de peças.

Produtos de resíduos reciclados

Em 2024, aumentamos o uso de materiais reciclados na composição dos produtos, incentivando a utilização de resíduos pré-consumo, como aparas de corte e PET reciclado, além de acessórios e botões de metal reciclado.

Guia de Moda Circular

Para apoiar a adoção cada vez maior dos conceitos de circularidade no desenvolvimento de nossos produtos, em 2024, publicamos nosso Guia de Moda Circular, apresentando conceitos-chave sobre o tema, ferramentas, referências e dicas práticas para a adoção da circularidade já no desenho do produto.

Acesse

Circularidade em produtos

Ecoestilo

Serviço de logística reversa de roupas (desde 2017) e frascos de perfumaria e beleza (desde 2011), por meio de coletores em nossas lojas. Em 2024, foram 60,8 toneladas de perfumaria e beleza e de 13,8 toneladas de roupas coletadas pelo Ecoestilo, somando 356, toneladas e 56,8 toneladas, respectivamente, desde o início do programa.

Aumento da vida útil

Desde 2021, também atuamos na revenda de roupas e acessórios usados, com foco em disseminar a moda circular por meio do Repassa, nossa loja de brechó online. Em 2024, levamos à 8.ª edição do Brasil Eco Fashion Week uma coleção exclusiva, composta somente por roupas gentilmente usadas, por meio da Repassa, com conceito de brasilidades e o tema “Histórias que Vestem”.

Geração de valor do Repassa em 2024

406 mil

peças de roupas (vendidas + doadas) não enviadas para aterro

900

milhões de litros de água economizados

4 mil

toneladas de CO2 a menos

193 mil

peças doadas para projetos sociais

Resíduos

Em 2024, atingimos 97,9% de resíduos reciclados ou recuperados, e prosseguimos o objetivo de gradualmente buscar alcançar aterro zero nos CDs. Como reconhecimento, no ano recebemos a Certificação Lixo Zero para o Centro de Distribuição de São José (SC), pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pela Zero Waste International Alliance, que certificam empresas que alcançam ao menos 90% de resíduos reciclados ou recuperados.

Embalagens:
Temos avançado na substituição do plástico e na certificação do papel/papelão usado.

94% das embalagens nas lojas, CDs e e-commerce de papel/papelão, mitigando consumo de plástico.

Voltar