
Conexões que amplificam
Amplificar o impacto de nossas conexões, construindo com nossos fornecedores e parceiros as respostas para os desafios do setor.
Metas 2030


Fomentar a adoção do living wage* pelos fornecedores de grandes volumes
*Remuneração recebida por um trabalhador em um determinado local, suficiente para proporcionar um padrão de vida decente para o trabalhador e seus dependentes.

Alcançar 100% de rastreabilidade dos produtos de algodão e avançar na rastreabilidade das demais matérias-primas têxteis

Monitorar e promover a inclusão e o desenvolvimento socioambiental dos sellers
Progresso
dos fornecedores de vestuário e de casa e decoração certificados a partir de critérios socioambientais
dos fornecedores de revenda de moda (tier 1 e 2) com alta performance socioambiental nas faixas alfa, beta e A de nossa matriz
de redução dos fornecedores da Camicado nas faixas de baixa performance socioambiental
Conformidade na cadeia
Certificação:
Nosso Programa de Conformidade é avaliado por terceira parte e alinhado às melhores práticas internacionais, que a Lojas Renner S.A. adere ou é signatária, e são base para o nosso protocolo de auditoria.
100% da cadeia global de revenda é certificada, garantindo a adoção de melhores práticas globais.
Diretrizes para compras sustentáveis:
Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão:
Índice de Desempenho Global de Fornecedores
Além das auditorias, monitoramos mensalmente o desempenho dos Fornecedores de Revenda da Renner das cadeias de malha, tecido plano, jeans/sarja, lingerie, linha praia, calçados, bijuterias e acessórios, com base no Índice de Desempenho Global de Fornecedores (IDGF), que avalia os fornecedores ativos e com entregas nos pilares de qualidade, logística, comercial e sustentabilidade.
Em 2024, alcançamos 80,75 pontos no acumulado do ano, superando a meta.
Rastreabilidade digital
Adotamos tecnologia blockchain para acompanhar todo o caminho percorrido pelas nossas peças no processo de produção dos nossos fornecedores diretos de revenda de moda, buscando a rastreabilidade desde a concepção da matéria-prima até o produto final.
Seguimos ampliando o número de empresas fornecedoras conectadas à tecnologia blockchain e, ao final de 2024, chegamos a 26% de nossos fornecedores nacionais de vestuário, que representam 49,6% do volume nacional de fornecimento, somando 53,5 milhões de peças.

Rastreabilidade em larga escala
Participamos do Programa SouABR – Algodão Brasileiro Responsável, desde 2021, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) e outras marcas.
O Programa é a primeira iniciativa de rastreabilidade em larga escala da cadeia têxtil nacional e permite rastrear o algodão usado nas peças até a sua fazenda de origem, garantindo, por meio da certificação Algodão Brasileiro Responsável, a adoção de boas práticas socioambientais em toda a cadeia, até o produto acabado.
Programa Rede Responsável
Desde 2017, promovemos ações de qualificação dos Fornecedores de Revenda e seus subcontratados com alta contração de volume de compras e/ou maior impacto ambiental (lavanderias do jeans) por meio do nosso Programa Rede Responsável.
O objetivo é instrumentalizar de forma permanente a cadeia de fornecimento da Lojas Renner S.A. para mitigar riscos, ganhar resiliência e desenvolver modelos de negócio mais sustentáveis.
Água, efluentes & químicos
- 47% de peças classificadas em baixo consumo de água
- 100% dos que geram efluentes atendem à resolução 430 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com conformidade verificada em auditorias Renner
- 43,7% dos que possuem Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) com práticas de recirculação
- 29% com alternativas menos impactantes para o uso de água, como captação pluvial, redutores de vazão e redução do consumo
- 36% de lavanderias com recirculação de água
- 16% de fornecedores globais de têxtil e vestuário estão adequados ao Programa de Químico
Energia
- 58,6% abastecidos com energia renovável de baixo impacto
Resíduos têxteis
- 42,2% aumentam o ciclo de vida do produto com reciclagem, reutilização e doação
Emissões de GEE
- 48,3,58% realizam seus inventários Escopo 1 e 2 GHG protocol
Diversidade
- Treinamento sobre vieses inconscientes voltado à inclusão e equidade de gênero, mediado por uma das lideranças dos nossos grupos de afinidade de gênero.
- Apresentação do Instituto de Oportunidade Social (IOS) em nossa Feira de Inovação & Sustentabilidade para falar sobre inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho.
Disseminação de conhecimento
Feira de Inovação & Sustentabilidade
Realizamos a primeira edição da Feira de Inovação & Sustentabilidade, reunindo cerca de 250 participantes em dois dias de evento, incluindo fornecedores, startups, empresas expositoras e colaboradores da Companhia.
Com o objetivo de compartilhar cases de sucesso, fomentar a troca de conhecimento e promover soluções conjuntas, a Feira destacou-se como um marco no fortalecimento da sustentabilidade e inovação para toda a cadeia de fornecimento.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a iniciativas concretas para ampliar eficiência, qualidade e sustentabilidade, consolidando a importância da cooperação para atingir metas de impacto positivo.
Na Feira, lançamos em primeira mão para nossos fornecedores dois guias de conhecimento sobre temas relevantes para o avanço da cadeia.

Conheça nossos guias sobre circularidade e riscos climáticos na indústria da moda

Guia de Moda Circular
Mostra como é possível aplicar conceitos da circularidade ao setor têxtil, estimulando processos mais responsáveis em toda a cadeia produtiva.
Acesse
Guia de Adaptação para Riscos Climáticos
Traz um estudo de identificação desses riscos. O objetivo é apoiar os fornecedores a compreenderem melhor sobre potenciais impactos em suas operações e a cadeia, além de trazer informações e sugestões para ampliar a resiliência das empresas diante das mudanças no clima.
AcesseSemana de Água & Químicos
Em 2024, realizamos a Semana de Água & Químicos em São Paulo e Criciúma, nas proximidades da data que se comemora o Dia Mundial da Água. Além de refletir sobre a data, a proposta desse ano foi atualizar e aprofundar o conteúdo técnico do Manual de Substâncias Restritas Renner, que é o principal guia orientador dos fornecedores que estão no roadmap do Programa de Químicos.
