Somos guiados pelo propósito de ser um ecossistema de moda e lifestyle mais sustentável e responsável, encantando e inovando com transparência em cada passo desse caminho.
Trabalhamos sempre conectados à evolução contínua de nossas práticas, com equilíbrio entre as questões econômicas, sociais, ambientais e de governança corporativa.
Aqui contamos o início de nossa jornada de sustentabilidade, marcada por compromissos corajosos e resultados concretos, consolidados em reconhecimentos e certificações. Esse histórico nos leva à próxima etapa, pautada por compromissos desafiadores.
Os anos de 2018 a 2021 foram transformadores. No período, desenvolvemos nosso ciclo estratégico de Moda Responsável, norteado por cinco objetivos que reuniam os temas prioritários para o avanço da gestão de sustentabilidade, a fim de minimizar os riscos socioambientais relevantes de nossa cadeia e gerar valor aos nossos públicos, sociedade e meio ambiente. Clique aqui para conhecer o novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade 2030.
de produtos de vestuário menos impactantes
do consumo de energia corporativo de fontes renováveis e de baixo impacto
das emissões dos gases de efeito estufa neutralizadas
de redução das emissões corporativas absolutas de CO₂
dos produtos com algodão certificado
dos produtos com viscose certificada
da cadeia nacional e internacional de revenda (fornecedores de roupas) com certificação socioambiental
Criação do Instituto Lojas Renner
Criação do Comitê de Sustentabilidade
Lançamento do programa de logística reversa EcoEstilo perfumaria
Adoção da Sustentabilidade como valor corporativo
Lançamento do Programa de Conformidade
Divulgação das Diretrizes Estratégicas de Moda Responsável e Sustentabilidade
Marco de 100% das emissões neutralizadas
Lançamento do programa de logística reversa EcoEstilo vestuário
Início da avaliação ambiental nas auditorias a fornecedores de revenda
Lançamento do Programa Produção + Limpa
Lançamento dos Compromissos Públicos 2021
Lançamento do Selo Re / Re Jeans: economia circular
Lançamento de Re Malha: economia circular e Coleções Re
Remuneração da diretoria atrelada a metas de ESG
Lançamento da primeira Loja Circular do varejo brasileiro
Entrega dos Compromissos Públicos assumidos em 2018
Aprovação da meta de mudanças climáticas pelo SBTi
Lançamento do primeiro jeans do Brasil 100% rastreável por Blockchain
Novo ciclo de Sustentabilidade – Compromissos 2030
A list no CDP Climate Change
1º reporte ao CDP Water Security, com nota A
Certificação NBR ISO 14001 – CD São José (SC)
9º ano de listagem e 1º lugar entre as empresas do varejo de moda.
Categorizada como baixo risco e posicionada como a melhor varejista de moda do mundo no ranking de risco ESG.
2ª melhor do setor em ESG no Refinitiv ESG Scores, com rating ESG A e pontuação máxima em responsabilidade pelo produto.
Renner e Youcom com a 4ª maior pontuação entre 60 varejistas brasileiras avaliadas.
11º ano consecutivo, presente desde a criação do índice.
Avanço na classificação em 2022 de rating A para AA, 1º lugar do setor na categoria Supply Chain Labor Standards, uma das 27 empresas brasileiras apontadas como líderes no MSCI Brazil ESG Leaders Index, e a única varejista apontada entre as top 10 brasileiras como melhor desempenho no MSCI ESG ratings.
11º ano consecutivo submetendo informações ao CDP Climate Change, com avanço da nota de A- para A, sendo a única varejista do Brasil a fazer parte da “A-List” do CDP e compondo a carteira do Índice CDP Brasil – Resiliência Climática (ICDPR-70).
Listada na categoria “Bem no caminho” do ranking do World Wildlife Fund (WWF).
Classificação “em amadurecimento”, posicionando-se entre as 14 empresas mais bem colocadas do setor.
7º ano consecutivo.
Em 2021, fomos listados em 1º lugar no ranking ESG no Brasil do Bank of America, com base na pontuação do MSCI, Refinitiv e Sustainalytics.
10º ano consecutivo na listagem e Top 3 do varejo geral no mundo.
Iniciativa global que une empresas e organizações para apoiar os direitos humanos, as boas práticas trabalhistas, a preservação do meio ambiente e o combate à corrupção.
Rede brasileira gerida pelo Instituto do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que promove a prevenção e a erradicação do trabalho escravo e combate ao trabalho infantil nas cadeias produtivas do país.
Entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. A organização representa o esforço setorial das redes varejistas para a implantação das melhores práticas socioambientais entre seus fornecedores e subcontratados.
Movimento liderado pela ABVTEX que busca construir uma moda socialmente responsável no Brasil. Trata-se de um esforço setorial pelo comprometimento com as boas práticas trabalhistas em toda a cadeia de valor da moda.
SAC é a principal aliança da indústria de vestuário, calçados e têxteis para a produção mais sustentável. Eles contam com algumas frentes de trabalho e somos afiliados ao Social & Labor Convergence (SLCP) da Sustainable Apparel Coalition (SAC), que oferece as ferramentas e o sistema para medir as condições de trabalho nas cadeias de abastecimento globais. Também somos associados ao Higg Index, que consiste em um é um conjunto de ferramentas para a medição padronizada da sustentabilidade da cadeia de valor e é fundamental para a missão do SAC de transformar os negócios para um impacto exponencial.
Iniciativa da Childhood Brasil, organização não governamental criada na Suécia com o objetivo de proteger a infância e garantir que “crianças sejam crianças”, combatendo a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
O Business Ambition for 1.5ºC propõe a redução das emissões de carbono, com a finalidade de limitar o aumento da temperatura média mundial a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Os compromissos são baseados em critérios científicos, estabelecidos pela Science Based Targets Initiative (SBTi).
Iniciativa que convida empresas a estabelecerem metas baseadas em dados científicos de redução das emissões, em montante suficiente para contribuírem com a limitação do aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Iniciativa lançada em 2018 na COP24, na Polônia, consiste em um esforço coletivo e colaborativo para conduzir a indústria da moda a emissões líquidas zero até o ano de 2050.
Ação global da ONU Mulheres e do Pacto Global para apoiar a comunidade empresarial a incorporar valores e práticas de negócio que levem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.
O Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ é uma organização que reúne grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e tem como objetivo influenciar o meio empresarial e a sociedade sobre a temática.
Iniciativa privada e colaborativa, fundada em 2019 por Avon, ONU Mulheres e Fundação Dom Cabral, que une esforços e recursos corporativos para gerar impacto social por meio da conscientização e mobilização, diária e constante, em favor de uma causa comum: o fim da violência contra mulheres e meninas.
O MOVER – Movimento Pela Equidade Racial, tem por objetivo ser uma ferramenta efetiva de combate ao racismo, por meio de ações que atuem na redução do cenário da desigualdade racial no Brasil.
Nossos princípios e ações de sustentabilidade são guiados pela Política de Sustentabilidade.
O documento, lançado em 2017, traz o direcionamento para garantir uma operação alinhada ao compromisso com o desenvolvimento mais sustentável e deve ser seguido por toda a cadeia de valor de todas as controladas da Lojas Renner S.A.
Conheça aqui nossa Política de SustentabilidadeDesde 1995, o Código de Conduta orienta administradores e colaboradores sobre os princípios éticos e de responsabilidade socioambiental a serem observados na relação da Lojas Renner S.A. com seus diversos públicos.
Conheça aqui nosso Código de conduta