Nossas Diretrizes 2021

O plano estratégico da sustentabilidade empresarial estabeleceu os temas prioritários para o desenvolvimento sustentável do negócio nos próximos cinco anos, de acordo com as demandas e perspectivas de nossos públicos internos e externos.

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GERAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO

Devido à dimensão e à relevância da nossa rede de fornecedores, contamos com duas áreas dedicadas à gestão do relacionamento com esse público: gestão de fornecedores de revenda (produtos vendidos da lojas) e gestão de fornecedores admnistrativos (prestadores de serviço nas "atividades meio"). A Loja Renner S.A, com potencial de influenciar positivamente esses parceiros, realiza diversos processos e iniciativas que incentivam adotar boas práticas de sustentabilidade

A Companhia possui um Código de Conduta para fornecedores a fim de alinhar com esse público os príncipios relevantes ao relacionamento entre ambos, em que ficam estabelecidas as condutas esperadas em suas operações. Conheça a seguir os principais destaques de cada área e mais detalhes sobre o trabalho delas nas três etapas de gestão em nossos Relatórios Anuais.

FORNECEDORES ADMINISTRATIVOS - CONSTRUINDO COM SUSTENTABILIDADE

A Lojas Renner S.A possui um processo de avaliação específico para empresas que prestam serviços de construção cívil, com o objetivo de mitigar riscos socioambientais e estimular a adoção de boas práticas em segurança do trabalho, meio ambiente e responsabilidade social. Desde 2015, o processo de Gestão de Fornecedores de Construção Cívil engaja, monitora e audita (por terceira parte) os fornecedores nacionais envolvidos em nosso plano de expansão de lojas.

FORNECEDORES DE REVENDA

Responsabilidade em cadeia.

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A cadeia produtiva do setor téxtil é complexa, envolvendo diversos elos: da produção da matéria-prima, passando pela fabricação das peças até sua venda. Assim, a Companhia acredita ser fundamental assegurar, em parceria com os fornecedores, que o caminho percorrido pelo produto seja feito com respeito ao meio ambiente, aos direitos humanos e de trabalho, gerando valor a todos os envolvidos e com o minimo de riscos ou impactos negativos possíveis.

Todos os fornecedores de revenda nacionais de confecção, acessórios e calçados são certificados pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Téxtil), que avalia a adesão às boas práticas corporativas de responsabilidade social e meio ambiente. Neste link é possível acessar a lista completa de fornecedores certificados por esta organização.

ATENÇÃO A CADA DETALHE

A Loja Renner S.A. conta com um manual que orienta o relacionamento com os funcionarios de revenda e seus contratados e define ainda os requisitos mínimos para o fornecimento de produtos. O ciclo de relacionamento possui ações específicas em cada um dos seguintes pilares: Homologação (avaliação documental e visitas técnicas por equipe própria, de campo). Monitoramento e Controle (visitas técnicas presenciais e de follow-up, por equipe própria). Desenvolvimento (iniciativas e programas de apoio ao desenvolvimento, monitorados por meio do Índice de Desempenho Global de Fornecedores) e Qualidade (atuação no desenvolvimento, produção e pós-produção, possuindo manuais e testes ABNT específicos para a manutenção do padrão e da qualidade exigidos pela Companhia e padronização). Conheça nosso trabalho em cada um desses aspectos, bem como nossos princípios de gestão de rede de fornecimento

A Lojas Renner S.A. busca excelência nos processos e nas práticas de gestão ambiental, acompanhando a mulher moderna, que é cada vez mais exigente e consciente em suas decisões de compra. Acreditamos na importância de diminuir os impactos negativos que nosso negócio possa gerar ao meio ambiente para garantir a sustentabilidade da operação a longo prazo e a contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta. O Código de Conduta para fornecedores contribui para alinhar os princípios relevantes ao relacionamento entre ambos e estabelecer as condutas esperadas em suas operações. Conheça a seguir os principais destaques de cada área nas três etapas de gestão em nossos Relatórios Anuais.

EFICIÊNCIA E REDUÇÃO NO CONSUMO DE ENERGIA

O Projeto Gestão de Energia e Ativos usa inteligência tecnológica para identificar as oportunidades de redução de consumo de forma simples e inovadora. Como resultado, as instalações vêm sendo modernizadas com lâmpadas e aparelhos de ar-condicionado mais eficientes, com o monitoramento do funcionamento e do consumo de energia das unidades e, ainda, padronizando e automatizando os sistemas das lojas, como das escadas rolantes e da iluminação.

PRIORIZAR FONTES LIMPAS

A Lojas Renner S.A. está desenvolvendo projetos para, nos próximos anos, priorizar o consumo de energia gerada a partir de fontes mais limpas.

COMBATE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Alinhada à crescente necessidade de combater as mudanças climáticas por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), desde 2010 a Lojas Renner S.A. está comprometida em monitorar, gerir, divulgar e minimizar as emissões referentes às suas operações.

A Lojas Renner S.A. faz parte do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3, responde voluntariamente ao questionário do Carbon Disclosure Project (CDP) e todos os anos publica seu inventário na plataforma online do Programa Brasileiro GHG Protocol. E anualmente realizamos a neutralização das emissões de GEEs por meio de compra de créditos de carbono certificados. Clique aqui e conheça o desempenho e a redução das emissões da Lojas Renner S.A.

GESTÃO DOS RESÍDUOS DAS OPERAÇÕES

Desde 2010, a Lojas Renner S.A. conta com o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, alinhado à política nacional, que objetiva: - minimizar a geração de resíduos; - adequar sua segregação na origem; - assegurar o correto manuseio, acondicionamento e disposição final dos resíduos; - incentivar a reciclagem; - realizar a gestão integrada dos resíduos sólidos, controlando e reduzindo riscos e impactos negativos ao meio ambiente.

LOJAS EFICIENTES

Desde 2015, foram inauguradas duas lojas em Fortaleza e uma em São Paulo, assim como a nova sede administrativa* em Porto Alegre, construídas de maneira sustentável, dentro das premissas LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) – reconhecido sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações. As construções observam, durante as fases de obra até o uso, diversas estratégias para minimizar o impacto ambiental. E após, torna-se referência para a área de Arquitetura e Engenharia da Companhia orientar a equipe em novas construções e reformas.

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*A Renner no Riomar Shopping Fortaleza já recebeu a certificação LEED. As outras lojas citadas e o prédio da sede administrativa estão em processo de certificação.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO

A cadeia de produção do jeans é uma das que mais gera impactos ambientais, pelo consumo intenso de água e de energia, uso de produtos químicos e pela geração de efluentes. Por isso, desde 2013 a Lojas Renner S.A. desenvolve projetos de sustentabilidade em toda a cadeia, para reduzir impactos e eliminar os riscos envolvidos. Os fornecedores de revenda de jeans são capacitados e orientados para a adoção das melhores práticas como a disponibilidade de recursos naturais e o consumo consciente e eficiente da água no processo produtivo.

Entre os benefícios alcançados pelos fornecedores estão a adequação de estações de tratamento de efluentes, a gestão adequada de resíduos, a redução do consumo de energia elétrica e a eliminação de desperdícios.

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV)

A Lojas Renner S.A. investiu, desde 2015, na Análise do Ciclo de Vida (ACV) do jeans, em parceria com a GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas). O estudo consiste na medição de sua “pegada ambiental” por meio dos impactos gerados desde a extração da matéria-prima até o destino final, passando pelas etapas de produção, distribuição, consumo e descarte. Em 2015, foi analisada a pegada de carbono de uma calça jeans feminina e, em 2016, realizado o projeto de Análise do Ciclo de Vida (ACV) sob a ótica da “pegada hídrica” dessa mesma peça.

Considerando o comportamento do usuário em três diferentes cenários, o estudo concluiu que, na pegada hídrica, assim como na pegada de carbono, a etapa de uso da calça é a que gera maior impacto ambiental, podendo representar até 92% do total de consumo de água ao longo do ciclo de vida de uma calça jeans. A informação já está sendo utilizada em tags nas peças jeans da Youcom e deverá ser comunicada aos clientes da Renner também. Além disso, a Lojas Renner S.A. tem investido em pesquisas para inovar em matérias-primas e para tornar processos de fabricação mais sustentáveis. Sempre em sinergia com os fornecedores de revenda para a adoção de melhores processos e práticas.

Saiba mais na seção Produtos e Serviços Sustentáveis.

TRANSIÇÃO PARA ECONOMIA CIRCULAR

A Lojas Renner em parceria com a USP - ambas associadas à Ellen MacArthur Foundation -, está desenvolvendo um projeto em processos de confecção em seis fornecedores de revenda das cadeias de malha e jeans. O que representa o esforço em fazer a transição para a economia circular.

O projeto utilizará a abordagem de produção mais limpa (P+L) para a redução dos resíduos têxteis gerados nos processos produtivos dos fornecedores e da Lojas Renner, bem como a utilização das sobras na produção de tecidos para novas peças. O objetivo a médio/longo prazos é fechar o ciclo com a reciclagem de 100% dos resíduos têxteis nas novas coleções.

CULTURA DE ENCANTAMENTO

“Encantar a todos é a nossa realização”. A cultura do encantamento está presente em tudo o que fazemos para exceder sempre as expectativas de colaboradores, clientes e de todos os nossos públicos. Para isso, a Lojas Renner S.A. promove continuamente o engajamento com os seus valores, princípios e atuação. Alinhado a uma das diretrizes do planejamento estratégico de sustentabilidade, o engajamento tem objetivo de sensibilizar clientes e colaboradores como forma de multiplicar o encantamento por uma moda ainda mais responsável.

CLIENTES

O nível de encantamento dos clientes é diariamente medido pela Lojas Renner. Por isso, há 20 anos temos o Encantômetro na entrada das lojas, iniciativa pioneira no Brasil que hoje é reproduzida por empresas de diferentes setores do varejo.

O Encantômetro é um indicador contínuo e relevante de sustentabilidade, pois já faz parte da rotina dos clientes que ao final de sua experiência de compra indicam sua satisfação em nossas lojas (Muito Satisfeito, Satisfeito ou Insatisfeito).

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Além disso, para continuar encantando seus clientes, a Lojas Renner vem oferecendo cada vez mais produtos e serviços com informações de sustentabilidade, além de divulgar anualmente seu desempenho nesse tema.

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Clique aqui e conheça a versão especial resumida para clientes do último Relatório Anual.

Saiba mais na seção Produtos e Serviços Sustentáveis, aqui.

SOCIEDADE

Instituto Lojas Renner: A Lojas Renner acredita que tem grande potencial, responsabilidade e oportunidade de gerar desenvolvimento e bem-estar à sociedade, com alcance de milhões de pessoas. Por isso, em 2008, fundou o Instituto Lojas Renner, com o objetivo de gerir o investimento social.

Missão: promover o empoderamento econômico e social da mulher na cadeia de valor têxtil. O Instituto atua no apoio a projetos de geração de trabalho e renda para mulheres na cadeia têxtil, em linha com o 5º dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) - “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” – e também alinhado com os Princípios pelo Empoderamento de Mulheres, da ONU Mulheres. Os recursos investidos são captados por meio da Campanha Mais Eu, da Renner, que anualmente reverte ao Instituto 5% da venda líquida, livre de impostos, durante quatro dias após o Dia dos Pais. Conheça os últimos projetos do Instituto em nosso Relatório Anual e na página do Instituto Lojas Renner.

A Lojas Renner tem oferecido aos clientes opções de produtos e serviços com atributos sustentáveis, com soluções ambientalmente adequadas e geradoras de desenvolvimento social, desde o planejamento e produção até o descarte do produto.

MATÉRIAS-PRIMAS

Investimentos em pesquisa são feitos continuamente para inovar na identificação de matérias-primas mais sustentáveis. Atualmente, três materiais contam com essas características:

• Liocel: fibra de origem renovável, extraída da polpa de madeira por meio de processos mais eficientes no uso de recursos naturais e com menos impacto ambiental.

• Fio Reciclado: tecido criado a partir da reciclagem de material têxtil e/ou plástico (PET).

• Algodão BCI (Better Cotton Initiative): algodão produzido dentro dos requisitos da certificação BCI, que garante a adoção de boas práticas de responsabilidade social e ambiental no processo de produção. As peças produzidas com essas matérias-primas possuem tags explicativas sobre Fio Reciclado e Liocel. A Lojas Renner, associada à Better Cotton Initiative, não identificará as peças com a tag no primeiro ano de parceria, por se tratar de uma premissa desta organização.

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A Youcom apresentou em 2017 uma coleção cápsula de peças produzidas com tecido reciclado. Este é um movimento que a marca começou a fazer para mostrar que “pequenas atitudes podem transformar o mundo”: cada peça chegou às lojas com tags especiais produzidas em papel semente, com dicas para seus clientes sobre ações diárias para minimizar impactos no meio ambiente e melhorias de qualidade de vida, além da possibilidade de plantio do papel da etiqueta. A coleção cápsula da Youcom foi composta por calça, jaqueta, vestido, saia e shorts produzidos com matéria-prima originada da reciclagem de material têxtil e/ou PET. Esses tecidos são produzidos com materiais renováveis que dispensam processos químicos, uso de água e têm emissão zero de carbono. Além disso, em cada peça de jeans foi colocada uma tag com dicas de uso da peça – lavagem e secagem – com o objetivo de alertar o cliente sobre a minimização do impacto ambiental nessa etapa de “vida” do jeans. Essas informações foram baseadas no estudo realizado pela Companhia sobre o ACV do jeans, mencionado em Gestão Ecoeficiente/Processos de fabricação.

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Além disso, no ambiente das lojas da Renner e Youcom, as cortinas e as sacolas (para uso dentro das lojas) estão em processo de renovação e, aos poucos, serão substituídas por cortinas e sacolas produzidas com tecidos reciclados.

ALGODÃO RESPONSÁVEL

Até 2021, 100% do Algodão consumido pela Lojas Renner será um “Algodão Responsável”. Isso significa que nossos produtos serão confeccionados com matéria prima produzida com base em requisitos e boas práticas de responsabilidade social e ambiental. Consideramos como “Algodão Responsável”: Better Cotton (BCI), Algodão Brasileiro Responsável (selo ABR – Abrapa), Algodão reciclado e Algodão Orgânico.

PERFUMARIA

No segmento de beleza, a Renner possui sua marca própria de produtos com critérios ambientais: a Alchemia, linha corporal. São itens formulados com ativos naturais e planejados com base no conceito da sustentabilidade de ponta a ponta. Biodegradáveis, não contêm derivados de petróleo e vêm em embalagens produzidas com papel certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC).

PROGRAMAS DE LOGÍSTICA REVERSA

A Lojas Renner S.A. promove a sustentabilidade em todo o ciclo de vida do produto, buscando alternativas de redução de impacto também após o descarte dos produtos. Por isso, possui programas de logística reversa tanto para perfumaria e beleza, quanto para roupas. Os coletores Ecoestilo Perfumaria estão presentes em todas as lojas, desde 2011. Já o Ecoestilo roupas está presente em 65 lojas do país. Para saber mais, clique aqui.

Com o slogan “A beleza fica com você, a embalagem com a gente”, o EcoEstilo é o principal projeto do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Renner. Em todas as lojas, desde 2011, são disponibilizados coletores na área de perfumaria para que clientes e colaboradores possam descartar embalagens e frascos usados de produtos de perfumaria e beleza, comprados nas lojas da Renner ou não. A esse material é dado o destino ambientalmente correto.

O projeto prevê o recebimento de roupas em desuso, compradas na Renner ou não, que podem ter três destinos de acordo com a condição da peça: • NOVO USO: roupas que serão doadas a organizações sociais. Para cada peça entregue, a Renner doa outra em contrapartida. • NOVO PRODUTO: roupas que serão transformadas em novas peças ou produtos, no conceito de upcycling, por grupos compostos de mulheres capacitadas com o apoio do Instituto Lojas Renner. • NOVA UTILIDADE: roupas que serão transformadas em fios (desfibração) para serem utilizadas novamente na produção de novos tecidos. Upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos fora de uso e descartados em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade.

Na Youcom, o projeto Jeans for Change, iniciado em 2014 como piloto, nasceu com o objetivo de ressignificar a utilização do jeans ao transformá-lo em novo produto, aumentando o seu ciclo de vida útil. O piloto, em parceria com uma empresa social, promoveu o trabalho de artesãs de comunidades em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre.

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Na primeira ação, cada peça jeans doada dava desconto na compra de um novo jeans da Youcom. As doações geraram matéria-prima para a produção de ecobags, costuradas por organizações sociais locais e distribuídas aos clientes através de uma promoção compre e ganhe. O projeto, bem-sucedido entre os clientes da Youcom, foi remodelado em 2015 e, a partir da criação da plataforma YoucomLab, buscou a integração ainda maior dos jovens na construção da identidade da marca, incentivando novos talentos e dando visibilidade a seus trabalhos. A primeira iniciativa da plataforma foi o concurso Jeans for Change 2015: estudantes de moda, design e publicidade foram mobilizados a criarem o desenho de bolsas que seriam confeccionadas pelas artesãs de comunidades em situação de vulnerabilidade. As ideias vencedoras, escolhidas por uma comissão julgadora formada por representantes da empresa parceira e por colaboradores do Marketing e da área de Estilo da Youcom, foram utilizadas na produção das bolsas. Os produtos voltaram para dez lojas da marca, onde foram distribuídos para os clientes por meio de uma promoção compre e ganhe. Atualmente o projeto está em expansão. Após a coleta de duas mil calças jeans em um evento denominado “Se essa rua fosse minha”, em São Paulo, o Jeans For Change está em processo de planejamento do seu 3º ciclo, como o grande projeto pós-consumo da Youcom.

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