Histórico

Foi como parte do grupo A. J. Renner, indústria fabril instalada no bairro Navegantes, em Porto Alegre (RS) que a Renner inaugurou, em 1922, na capital gaúcha, seu primeiro ponto de venda para a comercialização de artigos têxteis. Em 1940, ainda como uma empresa pertencente ao grupo, o mix de produtos foi ampliado e passou a operar como uma loja de departamentos. Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam. Na ocasião, foi constituída a companhia Lojas Renner S.A. e marca o nascimento da rede como é conhecida atualmente. Dois anos depois, em 1967, a Companhia transformou-se em uma empresa de capital aberto.

INÍCIO DA EXPANSÃO

Após décadas de bom desempenho, a empresa passou por uma profunda reestruturação no início dos anos 1990 e começou a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda, totalizando oito operações. Nessa época impulsionada pela bem-sucedida reestruturação e pela implantação da Filosofia de Encantamento - segundo a qual não basta satisfazer, mas superar as expectativas dos clientes - a Renner expandiu para além do Rio Grande do Sul. Chegou aos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e para o Distrito Federal, consolidando sua posição nesses mercados como uma loja de departamentos especializada em moda com mercadorias de qualidade a preços competitivos.

PIONEIRISMO

Em 2002, mais um importante passo foi dado na evolução da Renner. As coleções passaram a ser desenvolvidas a partir de cinco estilos de vida, refletindo um jeito de ser e de vestir, com base em atitudes, interesses, valores, personalidades e hábitos dos clientes. Assim nasceu o slogan "Você tem seu estilo. A Renner tem todos." Os produtos começaram a ser expostos de forma coordenada, agrupando roupas, calçados e acessórios em seis marcas próprias que refletem os lifestyles, facilitando a escolha do cliente e otimizando o seu tempo de compras.

PRIMEIRA CORPORAÇÃO BRASILEIRA

Em junho de 2005, ocasião em que a empresa já atuava com 64 pontos de venda, a J.C. Penney, em conjunto com os administradores da Renner, optou pela venda do controle da Companhia através de oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo. A Renner entrou então no Novo Mercado da Bovespa como a primeira Companhia no país a ter seu capital pulverizado e aproximadamente 100% das ações em circulação. No ano seguinte, em 2006, com a bem-sucedida operação de pulverização das ações na Bolsa, o plano de expansão foi intensificado e a Renner iniciou sua atuação no Nordeste, com a abertura de unidades nos Estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. No mesmo ano, foi implantada a área de Produtos Financeiros, com a oferta de Empréstimo Pessoal e Saque Rápido, posteriormente complementada com Seguros. 0 ano de 2007 marcou a continuidade do plano de expansão e a chegada à região Norte, com a abertura de uma loja no estado do Amazonas. Já em 2010, a área de Produtos Financeiros consolidou-se com o lançamento do co-branded Meu Cartão Renner, com as bandeiras Visa e MarterCard. Nesse mesmo ano, foi lançado o e-commerce da Renner. A primeira loja dentro do projeto Renner Sustentável teve sua abertura em 2014, no Riomar Shopping Fortaleza. Para fechar o ano com motivo de sobra para comemorar, a Lojas Renner S.A. foi selecionada para compor a carteira do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA de 2015.

NOVOS NEGÓCIOS

Em 2010, outro marco na história da empresa foi o lançamento do e-commerce (www.lojasrenner.com.br). Já, em 2011, a Lojas Renner S.A. adquiriu a Camicado, uma empresa no segmento de casa e decoração, e, em 2013, lançou a Youcom, um novo modelo de negócio para o público jovem em um ambiente de loja especializada.

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