Responsible Suppliers

A Lojas Renner busca continuamente aprimorar suas práticas de gestão ambiental, acompanhando a mulher moderna que é cada vez mais exigente e consciente em suas decisões de compra.

linha alchemia bio

No segmento de beleza, a Renner possui sua linha de produtos com critérios ambientais: o Alchemia Bio. Os itens da linha são formulados com ativos naturais e planejados com base no conceito da sustentabilidade de ponta a ponta. Os produtos são biodegradáveis, não contêm derivados de petróleo e vêm em embalagens produzidas com papel certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC).

Alchemia Bio

Desde 2010, a Renner conta com o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), desenvolvido com base no princípio de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, objetivando definir procedimentos e critérios para coletar, transportar e destinar resíduos de todas as lojas da empresa, baseando-se em não geração, minimização da geração e no descarte correto dos resíduos.

O Programa é operacionalizado através de logística reversa – os mesmos caminhões que vão dos Centros de Distribuição (CDs) às lojas, carregados de produtos, voltam aos CDs com os resíduos gerados pelas unidades. A triagem ocorre nos Centros de Distribuições (CDs) quando os resíduos são separados por tipo (reciclável, não reciclável e resíduo perigoso) e categorizados (perigosos e não-perigosos), para a correta destinação final (reciclagem, aterro industrial ou coprocessamento).

projeto ecoestilo

Com o slogan “A beleza fica com você, a embalagem com a gente”, o Projeto EcoEstilo é o principal projeto do PGRS da Renner. Trata-se de uma iniciativa da empresa para estimular clientes, consumidores e colaboradores a descartar os resíduos de perfumaria e beleza, comprados ou não na Renner, em coletores apropriados, disponíveis em todas as lojas na área de perfumaria. As embalagens recolhidas são destinadas de forma ambientalmente correta. Além dos produtos descartados pelos clientes, também são recolhidas as amostras de teste das lojas e os produtos de beleza com defeito.

Conheça a evolução das coletas do EcoEstilo nos Relatórios Anuais da Companhia.

 

O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos, criada em 2000, que reúne 767 investidores institucionais, com aproximadamente US$ 92 trilhões de dólares em ativos sob gestão, que fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação sobre a gestão empresarial relacionadas ao risco das alterações climáticas, água e florestas globais e procura colocar estas percepções na pauta das decisões estratégicas dos investidores e das decisões políticas.

A Lojas Renner, desde 2010, reporta ao CDP suas ações relacionadas ao tema mudanças climáticas.

Saiba mais sobre o desempenho ambiental da Companhia nos Relatórios Anuais.

Alchemia Bio

loja sustentavel

Em outubro de 2014, a Renner inaugurou a primeira loja sustentável da empresa, no Riomar Shopping Fortaleza (CE). Em 2015, ganhou a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Gold, indicando que o empreendimento em questão está certificad.o por ter sido construído com medidas socioambientais capazes de aliar o bem-estar de clientes e colaboradores, ações para a comunidade em que está inserido e principalmente a redução ou eliminação dos impactos junto ao meio ambiente.

A certificação LEED, criada pelo US Green Building Council, oferece parâmetros para estimular a construção de edifícios sustentáveis e certifica os empreendimentos em quatro diferentes categorias, de acordo com os critérios atendidos: Certificado, Prata, Ouro e Platina. Entre as práticas de sustentabilidade adotadas para a loja e que ajudaram a garantir os resultados positivos para a certificação estão o uso de 70% das luminárias em LED; a redução de 20% no consumo de energia; 60% de redução no uso da água, assim como coleta seletiva; uso de madeiras recicladas e utilização de equipamentos com alta eficiência energética.

O aprendizado obtido com a certificação LEED levou a Renner à incorporar as boas práticas a todos os projetos por meio de um Memorial Técnico: durante a construção ou reforma de uma de suas lojas, tem-se observado princípios de arquitetura, engenharia e gestão para minimizar os impactos ambientais advindos dessas obras.

E acompanhando a gestão para a sustentabilidade em lojas, a Renner concluiu a implantação do projeto de gestão sustentável de mobiliário e manequins, que visa reduzir o desperdício e atender as necessidades das lojas por esses equipamentos de maneira mais eficiente.

Nesse sentido, duas frentes do projeto são o reaproveitamento de mobiliário e manequins: o projeto promove a triagem do mobiliário e manequins de lojas em reforma e outras lojas da região, permitindo o reaproveitamento dos equipamentos em melhor estado e a gestão eficiente do descarte: foi criado um novo fluxo de coleta em que, após a triagem, os materiais a serem descartados são retirados direto na loja por empresas especializadas em dar a destinação correta ao resíduo. No modelo anterior, os materiais eram destinados primeiro ao Centro de Distribuição da empresa, exigindo maior deslocamento e espaço para acomodação. O novo fluxo permite ganhos logísticos e operacionais e, portanto, maior eficiência e economia.

USA Green
Copyright Lojas Renner S.A. © - All rights reserved